Fiz essa tapenade no cookshow que rolou no Mercado das Torcatas (Almada, Lisboa) e foi um sucesso, não só entre os adultos, mas também, para a minha surpresa, entre as crianças. Digo que fiquei surpresa no caso das crianças porque esse patê tem um sabor complexo e intenso e está longe daquilo que chamamos de "paladar infantil".
Antes da receita e das dicas de consumo e armazenamento, quero compartilhar um pouco do que foi esse cookshow com vocês. A convite do Gerador e da Câmara de Almada, ensinei a preparar um jantar reconfortante sem utilizar fogão ou geladeira (bom, que eu não usei nada de origem animal já não é novidade, né?). Fiquei muito feliz com a presença das 40 pessoas, adultos e crianças, que saíram de suas casas em um domingo chuvoso para aprender um pouquinho de culinária vegana, uma culinária que pode ser muito simples no preparo e entretanto surpreendente em seu sabor.
A grande maioria do público não era vegano, o que me deixa ainda mais feliz, sinto que cada vez mais as pessoas estão curiosas e interessadas em experimentar uma alimentação a base de plantas e de afeto :)
Que venham mais e mais iniciativas assim!
Vamos à receita?
INGREDIENTES
2 xícaras de folhas de espinafre.
2 xícaras de nozes.
1 ½ xícara de azeitonas pretas descaroçadas.
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem.
1 dente de alho pequeno.
PREPARO
Pique as nozes em pedaços menores e reserve. Corte as folhas de espinafre em pedaços menores e reserve. Descasque o dente de alho e corte ao meio em sentido longitudinal. Retire o miolo do alho e descarte. Em seguida, corte o alho em cubos rústicos e transfira para o copo da varinha mágica *. Acrescente a azeitona e o azeite e bata com a varinha até obter uma pasta homogênea. Em seguida, acrescente as nozes picadas e pulsione por alguns segundos para quebrá-las ainda mais, mas com cuidado para que não vire uma pasta homogênea. Por fim, acrescente as folhas de espinafre picadas e pulsione por mais alguns segundos até que o espinafre seja incorporado. Transfira para uma tigela e sirva com pão.
*Caso você não disponha de uma varinha mágica, pique bem todos os ingredientes na ponta da faca que também dá certo! Ah, e se tiver um processador de alimentos (coisa que no momento eu não tenho risos) pode usar que dá super certo!
DICAS DE CONSUMO
Tradicionalmente, o tapenade é servido com pão e torradinhas, mas ele é ótimo para acompanhar legumes assados. Nesse caso, misture o tapenade com um pouco mais de azeite e sirva por cima dos legumes. Fica muito bom!
Outra dica é misturar com tofu para dar um reforço nas proteínas :)
É só desmanchar um pedaço de tofu com as mãos, misturar com a tapenade e acertar o sal!
ARMAZENAMENTO
Na geladeira, ele dura pelo menos uma semana.
GOSTOU DESSA RECEITINHA?
Deixa um comentário aqui que eu vou ficar feliz!
Ah, e não se esquece de compartilhar com quem você sabe que vai gostar também!
Essa tapenade é divina!!! Fiz num jantar aqui em casa e o povo foi `a loucura com essa pastinha maravilhosa. Servi em barquinhas de salsão e por cima de torradinhas. Maravilhosa!